quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bananas de manhã

No café da manhã, o candidato a magro pode comer bananas à vontade e nada mais. É desejável que beba também água em temperatura ambiente. O motivo? Bem, sabe-se que o líquido dá saciedade. Então, entraria como um coadjuvante para espantar a fome. Nas refeições seguintes, pode-se comer de tudo, mas só até as 8 da noite. Após o jantar, nada de sobremesa. Já o lanchinho da tarde permite até uma guloseima. Os únicos itens proibidos são sorvetes, derivados do leite e álcool.
A nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, acredita que esse tipo de dieta não traga prejuízos à saúde. “Isso porque não restringe nenhum grupo de nutriente”, justifica. “Os carboidratos, tidos como vilões do emagrecimento, não ficam de fora, o que é ótimo. E a proibição de laticínios e álcool não chega a ser nenhum pecado. Afinal, esses produtos desencadeiam processos inflamatórios.”
E pensar que a banana carrega o peso de ser engordativa. "Essa fama é injusta. Na verdade, além de matar rapidamente a vontade de comer, ela contém enzimas que aceleram a digestão, favorecendo uma rápida perda de peso. Sem contar que também tem fibras do tipo solúvel, aquelas que se ligam à água, formando uma espécie de gel que demora para sair do estômago”, completa Vanderlí.
O poder emagrecedor da banana deve-se também ao amido resistente, um carboidrato complexo encontrado na batata, em leguminosas e massas integrais e que, dentro do corpo, se comporta como uma fibra, favorecendo o funcionamento do intestino e dando aquela sensação de barriga cheia. Detalhe: o amido resistente aparece muito mais na banana verde.
Pelo sim, pelo não, começar o dia comendo banana só pode fazer bem. Afinal, tanto a banana-prata, como a da terra, a ouro e a maçã – para citar as mais apreciadas em terras brasileiras – são lotadas de potássio, mineral imprescindível para os músculos, como bem sabem os atletas.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Actividade física

A actividade física é responsável por 50% da aceleração metabólica.
E temos outro beneficio, com a atividade física iremos ter músculos, os músculos gastam energia e assim mesmo parado você terá um metabolismo acelerado.

Do que estão à espera, bonecas? Uma caminhada de 30 minutos por dia é suficiente para começar :)
Eu já me inscrevi no ginásio e estou a adorar a sensação. Sinto-me até mais tranquila.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pecados de uma dieta

Amigas, vejam os pecados que cometemos quando tentamos uma nova dieta:

1 - Acreditar em milagres
Não existe fórmula mágica. Infelizmente! Já está mais do que comprovado: emagrecer de verdade e para sempre é a Reeducação Alimentar (70% do sucesso da dieta) e o Exercício Físico (30% do sucesso da dieta, mais 50% do sucesso da manutenção). Moderadores de apetite? Sim! Mas se resolvesse mesmo o problema já estaríamos todos magros! Emagrecemos rápido, porém, ficamos expostos a sérios efeitos colaterais e o efeito sanfona é inevitável.

2 - Ter pressa
Ninguém engorda de um dia para o outro, obviamente que o emagrecer também não. Que bom seria dormir gordinha e acordar magrela. O emagrecimento saudável varia de 0,5 a 1,5 quilos na semana. Podemos diminuir o peso na balança, mas não a gordura!
Quando emagrecemos rápido diminuímos muita massa magra e pouca gordura. Emagrecendo mais devagar, a pele fica firme e a chance de voltar a engordar é muito menor.

3 - Achar que menos (calorias) é mais (emagrecimento)
Existe um mínimo de calorias que cada pessoa deve ingerir por dia. É a TMB (taxa metabólica basal), que é individual. Se você comer menos que a sua TMB, seu metabolismo diminui e fica cada vez mais difícil emagrecer e, principalmente, manter o peso! Por isso que, após uma dieta radical, a pessoa rapidamente volta a engordar.

4 - Ser 8 ou 80
O importante é aprender a viver no meio termo. Não é porque você comeu um bombom que toda a dieta foi por água abaixo. Saber voltar à dieta na próxima refeição, após um deslize, e não esperar segunda-feira para recomeçar a dieta é um dos aprendizados mais importantes quando desejamos emagrecer e viver no peso magro.
É comprovado: a restrição gera compulsão! Cuidado para não entrar em um ciclo vicioso de períodos de grandes dietas e de grandes comilanças.

5. Não comer carboidrato
O carboidrato não é vilão de dieta! Ele é a única fonte de energia que temos para o exercício e para o cérebro. Normalmente alimentos ricos em carboidratos possuem uma quantidade pequena de gordura. Se não comemos carboidratos ao longo do dia o nível da serotonina (hormônio) diminui e quando chega o finalzinho da tarde estamos loucos por um pãozinho ou um doce.
Nossos desejos também têm uma parcela físico-química que devemos aprender a manejar comendo os alimentos corretos, nas horas certas! Fazer compensações.

6. Não valorizar as pequenas conquistas.
Já que o emagrecimento não ocorre de um dia para o outro e muitas vezes a quantidade de quilos que desejamos e/ou precisamos emagrecer é grande, vale estabelecer sub-metas para que possamos durante esse caminho comemorar pequenas conquistas. Cada 5 quilos emagrecidos podem comemorar a mudança de manequim.
Não valorize o que foi ruim durante a semana, o que saiu do planejado e sim o que foi conquistado e descoberto! Isso nos fortalece e, quanto mais fortes e valorizados estivermos, maior a chance de vencer mais uma barreira!

7. Fazer comparações - com vizinha, a moça da revista, etc.
Cada corpo é uma história! Conheça e aceite seu ritmo de emagrecimento. Não sofra com as comparações! Dependendo da idade (após os 30 anos, a cada ano que passa diminuímos 2% a nossa TMB), do histórico de dieta (se já tomou medicações e já fez outras dietas), do peso e do quanto é o excesso de peso, da altura, da genética - são inúmeros os fatores - o tempo que demoramos a emagrecer muda.
Não entre em competição com os outros, mas sim supere os seus limites!

8. Fazer jejum
A cada 4 horas sem comer o corpo entra em jejum. O jejum diminui a nossa TMB (gastamos menos calorias por atividade) e faz com que a absorção das calorias da próxima refeição seja maior (é um mecanismo primitivo de sobrevivência). Jejum não emagrece!
O ideal é comer entre 2 e 4 horas. Além do mais, quando ficamos muito tempo sem comer a fome aumenta e com fome comemos mais rápido e tendemos a escolher alimentos mais calóricos e gordurosos, que aumentam a saciedade imediata.

9. Esperar emagrecer para ser feliz
Valorize-se, cuide-se, vista-se bem, divirta-se hoje - agora! Não espere emagrecer para desfrutar os prazeres da vida! Quanto mais feliz você estiver, mais fácil será abrir mão do doce, da cervejinha... Tenha prazer! Dessa maneira, o prazer da comida não será tão valorizado! Emagrecer não faz milagres. Você melhora a saúde, fica mais bonita e pode vestir aquela calça que você adora e está no armário há anos esperando servir. Mas, não se esqueça: emagrecimento não traz felicidade. Por outro lado, felicidade manda buscar o emagrecimento!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Anorexia e Bulímia - a minha história

Olá minhas princesinhas :)
Tenho visitado os vossos blogs e tenho sentido em muitos deles que há uma descompensação emocional que leva ao desequilíbrio do corpo e da mente, aliás como referi no meu último post, onde me dispus a ajudar-vos através de leituras de tarot. É na sequência destas visitas, que tomo a iniciativa que nunca pensei tomar e vos conto uma história nada bonita que se passou comigo há uns tempos atrás.
Eu era ainda jovem e pesava 63 kg, mas por algum motivo achei que se pesasse 59 kg estaria melhor. E começei uma dieta. A coisa descontrolou-se e cheguei aos 50kg com 1,68m... Não vos minto. Eu não comia, era anoréctica e bulímica e tive a sorte de ter uma mãe perfeita que sempre me puxou para a realidade. Durante esses 3 anos eu ia ficando cada vez mais fraca e eu aprendi com o tempo que o corpo é acessório, que nós precisamos mesmo é de um equilíbrio. Entretanto eu curei-me e engordei bastante, já que o meu metabolismo estava muito baixo e o meu corpo estava habituado a nutrir-se com muito pouco. Para que nos servem 54kg senão os obtermos de uma maneira saudável que nos traga felicidade? Para nada, absolutamente.
Amigas, vocês podem comer chocolate! Claro que podem. Vocês podem comer de tudo, de um modo equilibrado e o corpo por si só equilibra-se também. Nem todas podemos ter um corpo de Gisele Bündchen! Muitas de nós nunca o teremos, porque o nosso equilíbrio não está aí e quando passamos os nossos limites, para cima ou para baixo, não estamos bem. O equilíbrio físico consegue-se atingindo-se primeiro uma paz interior. Aceitem-se como são, que todas vocês são lindas, e todas juntas faremos uma caminhada saudável. Pode levar o seu tempo, mas mais vale fazer as coisas bem do que querer tudo e no fim não ter nada.

Beijinhos e boas energias para todas vocês.

domingo, 26 de setembro de 2010

A pílula e o peso

A pílula pode fazer-nos aumentar de peso. Na bula vem especificado que um dos efeitos secundários é mesmo esse, o aumento de peso. Há pílulas e pílulas é claro, e devemos encontrar a adequada para cada uma de nós. Eu comecei a tomar este contraceptivo há um mês, num momento de pura loucura da minha vida, mas ultimamente tenho andado a reflectir. A pílula mexe com as nossas hormonas! Ela pode trazer complicações à saúde e isso eu não quero, portanto estou à espera que acabe a caixinha e não volto a tomar mais. Para já notei um inchaço e um aumento de volume, e depois noto também alterações de humor. A grande questão é, até que ponto a pílula nos ajuda e até que ponto nos prejudica? Valerá a pena tomá-la? O que vocês acham meninas? Qual a vossa experiência com este produto?

Deixo-vos um texto que encontrei na net:
Mulheres tomam pílulas por dois, três… as vezes 10 anos consecutivos e, em determinado momento da vida, desejam engravidar. Muitas têm dúvidas sobre sua capacidade de engravidar depois de tanto tempo sob o efeito da pílula anticoncepcional. Algumas param por conta própria e, após alguns meses sem sucesso de engravidar, procuram ajuda médica.
(...)
Tudo depende do organismo. Depois de parar de tomar anticoncepcional, a mulher pode engravidar no primeiro mês ou em até um ano. O que pode acontecer com quem tomou pílula por muito tempo é que, às vezes, demore um pouco mais para voltar a menstruar, mas assim que acontece essa normalização, a mulher poderá engravidar. Se por acaso, depois de um período a ovulação não acontecer espontaneamente, os ginecologistas usam alguns indutores de ovulação.

sábado, 25 de setembro de 2010

O tabaco e o peso

Olá bonecas.
Sei que algumas de vocês fumam e que muitas se perguntam "deixar de fumar engorda?". A resposta é: sim, provavelmente. Os motivos são vários. O principal está relacionado com o facto de que o tabaco contém nicotina, como sabemos, que acelera o metabolismo (por isso quando começamos a fumar temos tendência a emagrecer). Quando deixamos de fumar há um corte com a nicotina e o metabolismo torna-se mais lento, podendo causar ganho de peso. O segundo motivo está relacionado com a parte emocional: algumas pessoas compensam a dependência do tabaco com ingestão de mais comida, o que causa também aumento de peso.
Há outra questão que muitas vezes se coloca e que é a seguinte: então se o tabaco aumenta o metabolismo, e se eu deixar de fumar engordo porque o metabolismo diminui, então eu devo deixar de fumar gradualmente e não de um dia para o outro, certo? Esta pergunta é muito relativa. Para a maioria dos indivíduos é mais fácil deixar de fumar de um dia para o outro, porque quando não é assim, há a tendência ao desleixo e ao abuso do tabaco quando surge o stress e acabam por estragar o plano de diminuição de consumo de tabaco. A minha sugestão é, como antiga fumadora, deixem de fumar. Podem engordar 3 ou 4 kg, mas ganham saúde e poupam no dinheiro. Eu mesma sinto que ganhei uns aninhos extra e nestes anos que eu ganhei eu tenho tempo para perder 5 vezes ou mais o peso que eu ganhei.

Comecem agora e agora e agora, todos os segundos são o momento ideal para lutar contra aquilo que nos mata.

Beijos de morango (nhaaaam)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Água com limão





Olá amiguinhas, eu estou assim (67kg). Vamos lá ver como evoluí a partir daqui. Desejo tudo de bom a todas e boas dietas, com bons resultados e muita saúde.

Uma dica:
um copo de água gelada com limão pela manhã faz maravilhas! E o cházinho e o creme refirmante claro :)

Vou precisar disso srsrsr
Espero também as vossas dicas.
Meninas, que coisinhas caseiras sabem vocês para tratar das gordurinhas? Quais os vossos meios de emagrecer? O que é o vosso maior aliado na luta contra a gordura?

PS: se repararem nas recompensas ao lado direito, vão perceber que já ganhei uma consulta de quiromancia - leitura das mãos profissional! Depois digo-vos as minhas impressões. Também vão reparar que vou entrar para o ginásio a partir de amanhã :)

Beijos para todas :)

Fazer um registo de peso numa barra


Lindas, consegui fazer o tal "gráfico de progresso". Vão a Tickerfactory.com e façam o vosso. Depois copiem o código de html e colem onde o querem ver no vosso blog. O meu vai ficar ali ao lado.

A dieta parte de dentro!

Oi minhas lindas.
Em primeiro lugar, obrigada pelos comentários e pela ajuda. Já coloquei o peso na barra lateral.
Depois, o meu dia de despedida das "boas comidas"... É... Prolongou-se até hoje (mais quatro dias do que seria esperado). Mas agora já tomei consciência e já estou a levar a sério, embora tenha aumentado de peso de tanto comer (o que torna agora a dieta mais trabalhosa, é mais 1kg que tenho que perder :b). Começa exactamente... AGORA! Não me recrimino por este tempão, afinal todos nós tempos corpos e mentes diferentes, e portanto tempos diferentes.

Bom, outra coisa queridas, descobri algo que posso fazer para o pequeno almoço e vou fazer amanhã mesmo. Então vou partilhar para que todas possamos provar :) Pegamos uma tigela e pomos um iogurte magro ou natural, depois pomos maçã cortada aos bocados ou outra fruta e podemos pôr um pouquinho de mel. Parece delicioso ham?

E por fim, queria dizer-vos que para fazer uma dieta, que é algo físico, temos que estar bem emocionalmente, dentro de nós. Então eu disponho-me a ler tarot para vocês, no intuito de ajudar a esclarecer alguns problemas que vos possam disturbar e causar incomodo. 

Desejo um bom resto de semana a todas e boas dietas, amigas :)

domingo, 19 de setembro de 2010

Registar o peso no blog - ajudinha?

Não haja dúvida que eu sou um bocado burra no que toca a blogs e coisas do género. Se puderem ajudar-me a fazer uma coisinha daquelas que quase todas vocês têm, para anotar o peso num gráfico... agradeço desde já (e também aviso que não pago por isso :P)

PS: Hoje é o meu dia para me despedir das boas comidas... até dói!

Isto não é bem uma dieta...

Peso 66kg e tenho 1,68m. Não sou gorda portanto, sou rechonchuda... Mas todas as coisas boas têm um fim (excepto as salsichas, que têm dois! nhaaaam.), por isso está na hora de... fechar a boca para ficar mais esticadinha.

Primeira semana cá vamos nós.